Nº inventário:
PA50.0051/01
Designação:
Turíbulo
Descrição:
Turíbulo em forma de urna, com base circular, decorada por festão relevado. Segue-se uma faixa côncava e lisa.
Arranque da caldeira decorado por estrias incisas, encimadas por uma tarja de volutas de formas acantiformes. Bordo terminal de faixa côncava lisa, com três cartelas com abertura central para passagem das correntes.
Chaminé com borda inferior côncava lisa, também com três cartelas. Segue-se dois friso de volutas vazadas, separados por uma tarja de nervuras incisas, paralelas e em leque.
Um anel canelado em relevo dá origem à cúpula, composta por seis folhas de palma recortadas.
O turíbulo é rematado por um coruchéu liso com anel ornamentado por pequenas flores relevadas e incisas, com argola de suporte no topo.
Guarda-mão circular, ornamentado com festão relevado, e com argola e orifício para passagem das correntes de suspensão.
Categorias:
Ourivesaria\Prataria
Objectos religiosos\Alfaias litúrgicas
Cronologia:
Materiais:
Técnicas: